Congressos
Banda Evangélica | Belém do Pará | Rock Cristão
Eventos: (91) 99209-6438 • (91) 98836-6642
bandanascer@gmail.com
BIOGRAFIA
A FORMAÇÃO
A história dessa família como banda inicia-se de uma forma bem despretensiosa, no início dos anos 2000 na cidade de Ananindeua, estado do Pará. Em eventos como encontros de adolescentes, em aniversários de amigos, em um bate papo, aonde surgisse a oportunidade de fazer um som estávamos lá, cantando, tocando, bastava apenas ter um violão.
No ano de 2001, Socorro Meninéa, a então regente do coral de adolescentes da Assembleia de Deus “Congregação do 3”, teve a ideia de não utilizar mais playbacks e sim usar uma banda base para tocar os hinos do coral, e assim a banda ganhava seus primeiros integrantes: Daniel (Guitarra), Jairo (Baixo), Eliezer (Bateria) e Deyvison (teclado). Além dos instrumentos elétricos e bateria, a banda base contava com uma metaleira comandada pelo trompetista Eli e o saxofonista Nilo.
Em setembro do mesmo ano, durante a festa do coral de adolescente, a “banda base” recebeu a oportunidade de apresentar uma música, nesse cenário a banda ganha um vocalista, Rafael Castro entra para compor a primeira formação da então, batizada no mesmo evento, Banda Avivamento, sendo consagrada pelo, na época, Presbítero Waldir Cordeiro Lopes. A partir dessa formação a banda começou a visitar igrejas, tocar em praças, levar o evangelho de Cristo através da música.
LINHA DO TEMPO
Ao longo do tempo a Banda Avivamento contou com vários componentes. Além dos músicos da formação inicial, ingressaram nos vocais e back-vocais Kelly, Klicia e Socorro, Ferrer no baixo e alguns anos mais tarde Tiago nos teclados, Alan e Samuel na percussão, Junior na bateria e Lilian nos vocais e back-vocais.
Entre 2003 e 2013 se despediram da banda Jairo, Klicia, Dayvson, Alan e Kelly. Anos mais tarde Alan teve nova passagem pela banda (2015 a 2017). Entre os anos de 2008 e 2012 Rafael ficou ausente da banda.
Ao longo de sua existência, a banda manteve-se no centro da vontade de Deus, independente dos seus integrantes sempre buscou em sua essência o principal objetivo que é o resgate de vidas para o seu reino.
17/09/2001 - Banda Base formada por Daniel, Eliezer, Jairo e Dayvson. Metais formado por Nilo e Eli. A foto registrada em setembro de 2001 marca o evento que culminou com a criação da Banda Avivamento na Congregação do 3. Foto: Acervo pessoal Socorro Meninéa.
Banda Avivamento no ano de 2002 com a formação: Rafael, Eliezer, Daniel, Ferrer, Socorro, Kelly, Klicia, Jairo e Dayvson. Foto: Arquivo família Suzana Meninéa.
Congresso de Adolescentes - ano de 2003.
Foto: Arquivo pessoal Socorro Meninéa.
Instrumental Avivamento no ano de 2004. Caricatura criada por Tiago Lima. Formação da esquerda para direita: Ferrer, Daniel, Eliezer, Alan e Tiago.
MOMENTOS E
HISTÓRIAS
Servir a Deus com a música sempre foi e sempre será um grande desafio. Na primeira foto a direita além dos músicos “pouco apessoados” o que muitos não sabem é que o teclado Yamaha utilizado pelo Tiago, continuava servindo a banda mesmo depois de ter passado por uma enchente que deixou mais água dentro dele do que na baia do Guajará (rsrsrs). Tocar com instrumentos emprestados, usando cordas mais enferrujadas que arame farpado, ligando 4 microfones, guitarra, baixo e teclados em uma única PRS500, transportando instrumentos em ônibus coletivo, foram algumas das muitas situações vividas ao longo desse ministério. A cada desafio superado o laço familiar se fortalecia entre os membros da banda.
Quando se usa instrumento emprestado o risco de “problemas” pode se tornar realidade, foi isso que vivemos em alguns momentos no início da banda e dois desses momentos nunca saem da nossa memória:
Banda Avivamento no ano de 2005. Foto: Acervo
Banda Avivamento.
Manchete do jornal “O Clarim” no ano de 2005 – Encontrão DEPACCIN. Banda Avivamento na parte inferior da imagem. Foto: Arquivo IEADCIN
Baixo
Era época de reforma na congregação do 3 e sempre após os eventos deixávamos parte dos instrumentos guardados no armário da sala de música, em uma das vezes estávamos usando um baixo emprestado, após o culto de sábado deixamos os instrumentos na igreja para o culto da EBD, para nossa surpresa no domingo pela manhã o baixo havia sumido, furto confirmado, tivemos que vender nossa pedaleira e outros bens para arcar com o prejuízo, pela graça de Deus e apoio de muitos amigos, semanas depois o baixo foi encontrado e quis Deus que o instrumento fosse adquirido pelo Ferrer.
Teclado
Sempre contando com a ajuda de muitos amigos, Marcelinho da banda Divina Geração cedeu emprestado o teclado Korg 01/W, aquele era um instrumento “sonho de consumo” e ficamos muito felizes em poder utilizá-lo num culto festivo que íamos tocar. Ânimos a flor da pele, alegria nos olhos, porém no meio do culto o teclado parou de funcionar, desespero total, passamos a decidir quem iria comercializar o fígado para arcar com o prejuízo (rsrsrsrsrs). Após o culto fomos entregar o teclado com as pernas tremendo mais do que “caminhão pau-de-arara em estrada de chão”, Marcelinho ouviu a história toda e disse “abre aí vamos ligar o teclado”, teclado ligado, duas palmadinhas na carcaça e “bingo!” o teclado estava perfeito novamente, ufa !
E quem nunca ouviu falar em “fazer uma coleta”? Foi na base da coleta que os primeiros instrumentos da Banda Avivamento foram adquiridos, bateria, teclado, etc, recursos obtidos mediante os esforços financeiros de todos os componentes. Essa prática ainda é realidade na Banda Nascer sob o comando do “vovô” Samuel Levi rsrsrsrs.
Ao longo da trajetória dessa família, grandes eventos marcaram a vida de todos os integrantes. Dentre vários, os Congressos promovidos pelo Departamento de Adolescentes da Assembleia de Deus da Cidade Nova se destacam, até hoje, a banda teve a honra de participar de todas as edições presenciando o grande crescimento do departamento e do campo como um todo.
Viagens missionárias, encontrões, festivais, cultos em praças, retiros, aniversários de departamentos, foram e são eventos que fazem parte da rotina anual de eventos da banda.
Viagem missionária para a localidade de Mutucal em 2005. Foto: Arquivo Banda Avivamento.
Festival de louvor em 2009. Foto: Arquivo Banda Avivamento.
Congresso DEPACCIN em 2008. Foto: Arquivo DEPACCIN.
Culto de Aniversário em 2012. Foto: Suélem Meninéa.
DO COVER AO
AUTORAL
Encontrão DEPACCIN em 2015. Foto: Arquivo Banda Avivamento.
A Banda Avivamento começou uma nova trajetória no ano de 2013, as primeiras composições e o desejo de iniciar um projeto com músicas próprias com o objetivo de levar mensagens que Deus aquecia no coração de cada membro. Meu Guia é Tua Luz foi composta ainda em 2013 e chegou como uma reposta de Deus para um propósito que para a família Avivamento parecia impossível.
As composições foram surgindo, tendo como principal balizador a necessidade de levar mensagens para aqueles que ainda não conhecem Jesus Cristo e para aqueles que algum dia se afastaram dele. A primeira versão de Meu Guia é Tua Luz foi gravada e registrada pela Banda Avivamento em novembro de 2015 e selava o início de um novo tempo.
Mudança de Nome
Entre os anos de 2015 e 2017 a Banda Avivamento trabalhou na composição de outras 15 músicas, somadas à Meu Guia é Tua Luz, formavam a base para a gravação do primeiro CD. Com a necessidade de fazer os registros de produção autoral e nome artístico, foi detectado a existência de outros grupos
com o nome “Banda Avivamento”. A família se reuniu e decidiu que iria mudar de nome. Após longo debate, procedimento de rotina para importantes decisões na banda, o nome NASCER foi escolhido.
Em sua essência “nascer” significa “ter origem, vir ao mundo, começar a brotar”, conceito que converge com a concepção e o nascimento de uma nova trajetória do grupo, marcada por suas próprias composições e arranjos, iniciada em 2013.
Álbum "Nascer" (2018)
A Banda Nascer foi registrada em fevereiro de 2018, concluindo em abril de 2018 as gravações, mixagem e masterização de 10 músicas selecionadas dentro uma lista de 16 composições concebidas entre 2013 e 2017. O primeiro CD, com o título de mesmo nome da banda, foi lançado em julho de 2018, e naquele momento representou de fato o cumprimento das promessas de Deus e a resposta às orações de cada integrante e de todos aqueles que participam de forma direta e indireta na manutenção deste ministério.
Nesse primeiro disco todo o processo em estúdio, rotinas de gravação, consolidação de arranjos, aplicação de técnicas de gravação eram conceitos desconhecidos e tudo se apresentou como novidade para os integrantes. Após alcançarem as composições e as mensagens a serem passadas em cada música, esses aspectos da gravação “propriamente dita” foram os maiores desafios superados no álbum Nascer. Nesse contexto a parceria iniciada com o estúdio RB Produções de Rogério Costa foi determinante para o resultado alcançado.
Criação de arranjos – Home Studio em 2014. Foto: Daniel Meninéa.
Composição de Meu Guia é Tua Luz em 2013.
Foto: Daniel Meninéa.
Gravação do Clip de Meu Guia é Tua Luz em 2018. Foto: Suélem Meninéa.
Capa do Álbum Nascer lançado em 2018.
Criação de Capa: Lays Santos. Foto: Suélem Meninéa.
CONTRAMÃO (2022)
O processo de criação do álbum Contramão iniciou na semana seguinte ao lançamento do primeiro disco, ainda em 2018 a música Inexplicável Amor foi composta e os pré-arranjos finalizados. A busca por um ganho de qualidade nas músicas que fazem parte do segundo álbum foram a “tônica” que se observou durante os longos 4 anos de composição de letras, criação dos arranjos e gravações em estúdio. Dessa vez a definição de 12 faixas se justificou pela necessidade de aproveitar todo o material que estava sendo gerado e que nada ficasse para “uma outra oportunidade”. As gravações no RB Produções foram iniciadas em janeiro de 2020, porém dois meses depois tudo foi interrompido pelo que seria o maior obstáculo a ser superado nesse novo disco, a Covid-19. Superando os diversos desafios que o momento impunha e seguindo todas as recomendações no enfrentamento da pandemia, as gravações foram retomadas e o trabalho em estúdio foi concluído no final de 2021.
Ao longo das 12 faixas o grupo trouxe mensagens que abordam aspectos da atualidade, de como o evangelho de Cristo tem sido “usado”, mensagens de adoração e gratidão. Nos arranjos, trazem o máximo de seu potencial na diversidade de ritmos e estilos, do louvor congregacional ao rock progressivo, incluindo baladas, pop country, Jazz fusion e até mesmo rock anos 60 ganharam vida no segundo CD da banda Nascer.
Através do álbum Contramão, o grupo espera que as 12 canções possam chegar aos ouvidos de quem tem sede por um novo amanhecer, que toque aos corações que anseiam o amor e que acima de tudo, cause a transformação de vidas.
Ao final de todo o processo, e a incerteza se o mesmo seria concluído, o álbum Contramão é uma homenagem a todas as pessoas que perderam suas valiosas vidas na pandemia da covid-19, em especial a Flávia Menezes, mãe da vocalista Lilian. A banda deixa registrada sua solidariedade à todos os familiares enlutados.
Alegrem-se com os que se alegram; e chorem com os que choram. Romanos 12:15.
Capa do Álbum Contramão lançado em 2022. Criação de Capa: VLUX (Joey policarpo).
BANDA NASCER
Hoje a música apresentada pela banda Nascer refle maturidade no entendimento da sua “missão” enquanto ferramenta na obra de Deus, a clareza da necessidade de diversificar a linguagem musical que é tão poderosa no alcance de vidas e na restauração espiritual de famílias.
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Daniel Meninéa
(Guitarra e Violão)
Eliezer Tex
(Bateria/Percussão/Back-vocal)