top of page
daniel2.png

DANIEL MENINÉA

O início

Sou nascido no evangelho, natural de Belém-PA, em uma família que sempre esteve ligada à música, minhas irmãs, tios, primos e amigos da família, se apresentavam como instrumentistas e cantores, porém a música na minha vida foi despertada relativamente tarde. Aos 15 anos, em uma visita a um amigo da escola, vi ele tocar com um simples violão nylon a música Imagine de John Lennon, aquele evento despertou em mim um desejo de aprender a tocar aquele instrumento de uma forma que nunca havia sentido. No mesmo ano ganhei do meu pai meu primeiro violão, a partir daquele momento aquele violão se tornou parte de mim por pelo menos 2 anos sem que não houvesse um dia sem tocar aquele instrumento.

Violão

Moisés Canavieira foi meu primeiro mestre ao me instruir com os primeiros acordes no violão, ainda era 1999 e o método era uma folha de papel com as marcações (bolinhas) indicando a posição dos dedos no “braço” do violão. As instruções eram 100% práticas, e dessa forma comecei a tocar as primeiras músicas e desenvolver os primeiros ritmos e levadas. Em 2000 toquei a primeira vez na igreja, com um violão emprestado (o meu não tinha captador), minha irmã Socorro era regente do grupo de adolescente local, e um belo domingo ela me chamou e disse: “hoje a banda não estará no culto, preciso que você toque a música do conjunto”. Naquele momento fui tomado por um nervosismo nunca sentido, e a partir daquele dia até os dias de hoje tenho o prazer de continuar acompanhando corais de vozes compondo banda base, o nervosismo continua o mesmo (rsrsrs). Em 2001 assisti um vídeo em VHS de uma música chamada “Flying in a Blue Dream”, conhecia então a guitarra através do trabalho de Joe Satriani e partir daquele momento o violão foi deixado de lado e a guitarra passou a se tornar meu principal instrumento.

Guitarra/Banda Base/Avivamento

Em 2001 meu pai me presenteou com uma guitarra artesanal “equipada” com um captador de violão, aquilo pra mim era um sonho e passei a me dedicar na forma clássica “autodidata” a desenvolver habilidades com a guitarra. Rony Silva foi o mestre que me ensinou as primeiras técnicas de guitarra, o mesmo que me apresentou Joe Satriani através de um VHS. Aos 17 anos, era ano de preparatório para o vestibular o que me subtraiu grande parte do tempo na dedicação ao meu instrumento. Naquele ano me juntei aos amigos Eliezer, Jairo e Dayvison para formar uma banda base “fixa” para atender o coral de adolescente da Assembleia de Deus na Cidade Nova, Rafael Castro que era um dos integrantes do coral, se uniu ao grupo resultando na formação da Banda Avivamento, atualmente Banda Nascer.

Após a formação da Banda Avivamento, no final de 2001, o ano de 2002 foi um ano de muitas atividades com a banda que estava recém-formada, entretanto, marcava também o ano que eu iniciava minha formação em Bacharel em Meteorologia na Universidade Federal do Pará. Ainda neste ano passei um período de 3 meses como aluno do curso de violão popular na Escola Carlos Gomes, porém não dei prosseguimento em função da grande carga de atividades que o curso na universidade proporcionava. Em 2003 recebi um convite para compor a base da Orquestra Arautos do Rei (hoje Orquestra Filarmônica Arautos do Rei [OFAR]) que estava em fase de transição de banda para orquestra, naquele ano passei um período de 6 meses recebendo aulas de teoria musical e leitura de partitura com o maestro Elienay Carvalho. Participei como guitarrista da orquestra até o ano de 2014, foram mais de 10 anos de muito aprendizado e experiências adquiridas.

 

No período de novembro de 2016 a agosto de 2020 fui aluno do curso “Harmonia e Improviso” ministrado por Alexandre Almeida de Ponta Grossa-PR, realizado na modalidade a distância, as aulas eram ministradas via Skype em conjunto com um amplo material digital disponibilizado. As orientações e dicas recebidas durante as aulas foram fundamentais para minha evolução nas ferramentas e técnicas da guitarra. Foi o curso mais completo que já fiz, o que contribuiu grandemente para o crescimento do meu ministério, permitindo uma leitura mais correta do papel do guitarrista dentro de uma banda, um pouco do business em torno de trabalhos autorais e consequentemente para o crescimento da Banda Nascer através do aprimoramento em composições e arranjos. Portanto, serei eternamente grato por toda a dedicação e paciência do Alexandre Almeida e toda a sua família não só durante o curso, mas depois também, por compartilhar seu conhecimento na guitarra, na música e na vida, se tornando um dos principais responsáveis por tudo que criei em arranjos já gravados.

Orquestra

Após a formação da Banda Avivamento, no final de 2001, o ano de 2002 foi um ano de muitas atividades com a banda que estava recém-formada, entretanto, marcava também o ano que eu iniciava minha formação em Bacharel em Meteorologia na Universidade Federal do Pará. Ainda neste ano passei um período de 3 meses como aluno do curso de violão popular na Escola Carlos Gomes, porém não dei prosseguimento em função da grande carga de atividades que o curso na universidade proporcionava.  Em 2003 recebi um convite para compor a base da Orquestra Arautos do Rei (hoje Orquestra Filarmônica Arautos do Rei (OFAR)) que estava em fase de transição de banda para orquestra, naquele ano passei um período de 6 meses recebendo aulas de teoria musical e leitura de partitura com o maestro Elienay Carvalho. Participei como guitarrista da orquestra até o ano de 2014, foram mais de 10 anos de muito aprendizado e experiências adquiridas.

 

Paralelo a Música

Ressalto que o meu momento de formação básica como guitarrista em teoria e prática ocorreu no período de 2001 a 2004. A partir de 2004 a dedicação ao instrumento ficou em segundo plano, dando lugar a dedicação quase total a minha formação profissional, onde concluí em 2006 o bacharelado em Meteorologia e em 2008 o mestrado em Ciências Ambientais, me proporcionando uma colocação no mercado de trabalho na área de meio ambiente, onde atuo até hoje. Nesse período, mais precisamente em 15.11.2007, Deus me concedeu como esposa Sarah Lorena.

Composição

No ano de 2011, iniciei os primeiros rascunhos de composição em parceria com Tiago Lima, encontrei uma face da música que era totalmente desconhecida, até aquele momento tudo que eu fazia era reproduzir músicas e arranjos prontos, a criação era algo que não passava de simples instrumentais, recortes e pontes para montagem de medleys. Como tudo no início sempre parece complicado, as duas composições que foram iniciadas naquele ano foram deixadas de lado e o sonho de ter nosso próprio álbum de trabalho pareceu não ter saído daqueles poucos rascunhos de letras e cifras.

Meu Guia é Tua Luz

Em 2013 recebi uma mensagem do Rafael com a prévia de uma letra escrita a poucos dias, não era a primeira vez que trocávamos mensagem sobre composição, o que ele não sabia era que a decepção de 2011 ainda estava fortemente presente na minha lembrança, e tudo o que eu fazia era trabalhar de forma aleatória no material que ele mandava. Porém, naquele dia resolvi tentar compor mais uma vez, e para a minha surpresa a música fluiu de uma forma incrível e quando menos percebi Meu Guia é Tua Luz estava com a estrutura pronta. Após alguns dias ajustando bateria, colocando as linhas de baixo e ambiência, aproveitei uma ida para o ensaio com o Rafael na carona e coloquei aquele rascunho pra tocar, ele já havia escutado outras composições que tínhamos rascunhado, mas naquela manhã quando ele ouviu aquela música a frase foi: “acho que evoluímos, dá pra fazer um CD”. A partir daí a parceira de composição foi estabelecida de forma regular até concluirmos todo o material para o álbum Nascer.

Banda Nascer

Atualmente a minha dedicação na música é integralmente à Banda Nascer, juntamente com meus irmãos de banda, trabalhamos arduamente para atender o chamado de Deus, através de composições, gravações, realização de eventos, participando de cultos e cruzadas, levando canções que possam tocar as pessoas de uma forma única. Maior do que o prazer de fazer música é o nosso compromisso em levar uma mensagem de amor e a paz de Deus que excede todo o conhecimento do homem e é maior que as maiores obras já feitas por nossas mãos.

 

 

Dedico toda a forma de música que faço à minha amada e mãe querida Maria Isabel (in memorian).

Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Acervo Família Meninéa

Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Daniel Meninéa

Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Bruna Freitas

Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Carol Marques

daniel.png

Foto: Acervo pessoal

Bíblia - Suélem Meninéa

Foto: Suélem Meninéa

Daniel Meninéa Banda Nascer
Daniel Meninéa Banda Nascer
Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Acervo Banda Avivamento

Foto: Suélem Meninéa

Foto: Acervo Banda Avivamento

Daniel Meninéa Banda Nascer

Foto: Sarah Lorena

Eventos:  (91) 99209-6438 • (91) 98836-6642
bandanascer@gmail.com

lays-santos-01.png

Design by

​Copyright ® 2024 BANDA NASCER. Todos os direitos reservados.​

bottom of page