top of page
ferrer.png

FERRER ALEIXO

O início

O interesse na música nasceu em mim aos 10 anos de idade. Até então por ter nascido em um lar Cristão, minhas atividades na igreja eram direcionadas a participação nos corais na Congregação Oásis pertencente à Igreja Assembleia de Deus da Cidade Nova/PA. Mas algo me chamava atenção, ficava impressionado ao ver os músicos tocando os louvores. De quê forma conseguem tocar conforme a melodia da voz? Como conseguem ser sincronizados sem ao menos olhar um para o outro? Achava tudo aquilo muito difícil de entender e aprender.

Música

Em 1993, aos 11 anos de idade, descobri que meus amigos da escola tocavam violão. Foi então que fui à busca de tentar entender como a harmonia, melodia e ritmo se combinavam para formar uma música. Parei de utilizar o violão e a guitarra do meu irmão como “brinquedos” e pedi ao contrabaixista da igreja na época, Elton Santos, que me desse algumas instruções e como sempre solícito me repassou várias orientações. Um ano depois passei a frequentar aos cultos com um violão ligado, literalmente, no volume zero nas caixas amplificadas, simplesmente para entender como o violonista da igreja, José Vilhena (Zeca), encaixava as notas nos louvores que ele nunca havia escutado.

Contrabaixo

Eu já tocava violão e guitarra, quando em 2001 a banda da igreja passou por uma reformulação, o que é muito comum em qualquer ministério, com isso houve a falta de um contrabaixista, o que me fez sentir mais necessidade em aprender o instrumento e realizar o sonho de infância de participar da banda. Incentivado pelos meus tutores da música Zeca e Sebastião Galvão (Tião) adquiri o meu primeiro contrabaixo. Lembro-me ainda da sensação da primeira vez que toquei meu novo instrumento, executei alguns fundamentos de guitarra combinados ritmicamente com uma sonoridade mais grave, aquilo foi indescritível!

Uma forma de tentar aprender a tocar o contrabaixo foi observando constantemente meus amigos baixistas Israel Moraes e Oziel nos cultos, assim como materiais de estudos de baixistas nacionais e internacionais.

Banda Avivamento

Em 2002, fui convidado pelo tecladista da igreja Dayvson Alexandre para integrar a Banda Avivamento em um culto de adolescentes na Igreja Assembleia de Deus da Cidade Nova/PA. Naquele momento percebi que não estava só entrando em uma banda e sim ganhando novos irmãos. As experiências obtidas através a Banda Avivamento; colaborando com Banda Divina Geração entre os anos de 2006 a 2008 e com a Orquestra Filarmônica Arautos do Rei (OFAR) da Assembleia de Deus da Cidade Nova/PA sob a regência do maestro Elienay Carvalho desde 2009, e outras referências musicais me permitem contribuir para a obra de Deus através da Banda Nascer.

 

Paralelo a Música

Durante toda a trajetória com as atividades musicais, nunca deixei de me dedicar aos estudos. Com a Graça e Permissão de Deus, em 2001 ingressei na Universidade Federal do Pará e no ano de 2005 concluí o Curso de Bacharelado em Física. Dando andamento nas atividades acadêmicas concluí o mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica na mesma instituição onde em 2010 passei a compor o quadro docente permanente.

Em 2009, Deus me presenteou Carla Aleixo para ser mais que minha esposa e sim um instrumento de apoio em sua obra e dessa união Ele nos entregou o “Vicentinho”, Sua herança mais pura para cuidarmos.

Agradeço os ensinamentos, conselhos e orações dos meus pais Pr. Vicente Ferrer e Mª Izabel Pureza e dos meus irmãos Max, Pr. Victor e Viviane.

“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”.

Mateus 21:22

Ferrer Aleixo Baixista Banda Nascer

Foto: Suélem Meninéa

Ferrer Aleixo Baixista Banda Nascer

Foto: Bruna Freitas

Iníco banda nascer

Foto: Acervo Banda Avivamento

bottom of page